Pular para o conteúdo principal

Uma Linda Mulher | Curiosidades

As Virgens Suicidas | Crítica


As Virgens Suicidas é uma adaptação do livro de mesmo nome, assim como o livro - que eu indico a leitura e aviso que contém gatilhos - o filme nos leva por um caminho denso e melancólico como se fosse um poema triste.

Ambientado nos anos 70, conhecemos as irmãs Lisbon, que nos são apresentadas por um narrador não identificado mas que se subentende como um dos garotos que eram seus vizinhos. Todas as garotas eram muito bonitas e por isso acabam se tornando um objeto de desejo e até endeusadas por seus vizinhos que as observavam.

O filme não nos permite entra na cabeça das jovens, não sabemos seus sentimentos exatos, muito menos seus pensamentos, somos apenas telespectadores de suas vidas em uma casa severamente rígida e religiosa. 


Ao assistir o filme, me deparei diversas vezes incomodada com a linha direta e fria que o filme foi apresentado, mas realmente percebi que era bastante necessário que um tema tão delicado quanto o retratado no longa fosse apresentado dessa forma. O filme é um retrato cru da realidade das garotas, onde nos apresenta uma série de acontecimentos que levam ao seu final trágico e sem volta.

Como o próprio narrador diz, não se sabe exatamente qual o gatilho que levou ao suicídio das irmãs, se foi realmente o acumulo de fatos ocorridos aos que fomos apresentados ou uma tentativa de ter controle absoluto de suas vidas e decisões. E acredito que saber ou não qual o motivo, não influenciaria de forma nenhum que o filme fosse apresentado de forma diferente e nem influenciaria os sentimentos que desenvolvemos por elas.

As juventudes cheias de melancolia e sonhos das irmãs é apresentado com neutralidade pela diretora do filme - Sofia Coppola - o que faz apenas com que fiquemos próximos das garotas Lisbon, e que desenvolvemos a curiosidade para saber quem elas são, o que pensam e o que sentem. Criamos empatia pelas garotas, o que não seria diferente com um história tão densa quanto a do filme.


Por fim, como eu disse anteriormente, o filme é como um poema triste e belo. Somos apresentados para as irmãs Lisbon e forçados a nos despedir delas. Um filme sobre distanciamento emocional extremamente bem contado e que vale a pena de ser revisto. 



E você, o que achou do filme? Deixe nos comentários a sua opinião!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história por trás do filme 'Almas Gêmeas'

Heavenly Creatures intitulado no Brasil como 'Almas Gêmeas' estreiou em 1994, marcando a estreia de Kate Winslet e Melanie Lynskey no cinema. O filme é dirigido por Peter Jackson, que o se tornou mundialmente conhecido pelo longa, Jackson anos mais tarde dirigiria o fenômeno mundial 'O Senhor dos Anéis'. Esse é um daqueles filmes que não vai ser facilmente esquecido por você, por experiência própria, eu posso afirmar que você vai sentir um mix de angustia, raiva e nó na garganta enquanto assiste, e esses sentimentos aumentam depois que você descobre que o filme é baseado em uma história real de um assassinato brutal cometido por duas adolescentes. Leia também:  Noite Passada em Soho | Curiosidades Para ter uma base sobre a história, eu vou destacar abaixo a premissa do filme: '' Duas adolescentes constroem uma amizade obsessiva e se revoltam com a interferência dos pais, preocupados com este relacionamento doentio. As duas decidem formar um pacto para eliminar q...

Clube dos Cinco | Curiosidades

Clube dos Cinco - The Breakfast Club - é um clássico dos anos 80 e ainda se mantem muito popular apesar de tantos anos que já se passaram. O filme trás a premissa de cinco jovens com personalidades totalmente diferentes que vão passar um sábado em detenção escolar, é proposto a eles que escrevam uma redação contando o que pensam de si mesmos. Confira agora as melhores curiosidades sobre o longa! Lembrando que esse post vai conter spoilers, então se você ainda não viu o filme, salve essa página para ler depois. Roteiro: O roteiro do filme foi escrito em apenas 2 dias por John Hughes em 1892. Canivete: O canivete que Judd Nelson aparece no filme é realmente do ator, ele o usava para sua defesa pessoal. Gravações: O filme foi gravado inteiramente em sequência, assim dando tempo dos atores realmente viverem os seus personagens. Teatro: Devido ao enorme sucesso, várias versões do longa chegaram aos teatros, inclusive ao teatro nacional. Os corredores: Você lembra daquela cena onde os 5 ...

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Quem aparece no filme?

  Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é o mais novo filme da Marvel a chegar nas telonas, como o próprio nome já diz, as portas do Multiverso estão abertas e as possibilidades são infinitas, assim ficamos na ansiedade por meses até finalmente podermos saber quem estará presente nessas dimensões alternativas. Eu já vi o filme e posso dizer que se você acompanha a Marvel como um verdadeiro fã, esse filme vai ser um prazer de assistir do começo ao fim, tantas aparições e referências são um grande agrado para os fãs. É importante destacar também o trabalho do diretor Sam Raimi que nos trás um filme da Marvel como jamais vimos antes, uma direção deslumbrante no melhor estilo.  Agora sem mais demora, confira todas as aparições que você vai ver em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura! O texto abaixo vai conter spoilers! Professor Xavier | Charles Xavier de Patrick Stewart: Já tínhamos uma pista nos trailers, e como muitos desconfiaram, ele realmente está de volta! Patrick St...