As Virgens Suicidas é uma adaptação do livro de mesmo nome, assim como o livro - que eu indico a leitura e aviso que contém gatilhos - o filme nos leva por um caminho denso e melancólico como se fosse um poema triste.
Ambientado nos anos 70, conhecemos as irmãs Lisbon, que nos são apresentadas por um narrador não identificado mas que se subentende como um dos garotos que eram seus vizinhos. Todas as garotas eram muito bonitas e por isso acabam se tornando um objeto de desejo e até endeusadas por seus vizinhos que as observavam.
O filme não nos permite entra na cabeça das jovens, não sabemos seus sentimentos exatos, muito menos seus pensamentos, somos apenas telespectadores de suas vidas em uma casa severamente rígida e religiosa.
Ao assistir o filme, me deparei diversas vezes incomodada com a linha direta e fria que o filme foi apresentado, mas realmente percebi que era bastante necessário que um tema tão delicado quanto o retratado no longa fosse apresentado dessa forma. O filme é um retrato cru da realidade das garotas, onde nos apresenta uma série de acontecimentos que levam ao seu final trágico e sem volta.
Como o próprio narrador diz, não se sabe exatamente qual o gatilho que levou ao suicídio das irmãs, se foi realmente o acumulo de fatos ocorridos aos que fomos apresentados ou uma tentativa de ter controle absoluto de suas vidas e decisões. E acredito que saber ou não qual o motivo, não influenciaria de forma nenhum que o filme fosse apresentado de forma diferente e nem influenciaria os sentimentos que desenvolvemos por elas.
As juventudes cheias de melancolia e sonhos das irmãs é apresentado com neutralidade pela diretora do filme - Sofia Coppola - o que faz apenas com que fiquemos próximos das garotas Lisbon, e que desenvolvemos a curiosidade para saber quem elas são, o que pensam e o que sentem. Criamos empatia pelas garotas, o que não seria diferente com um história tão densa quanto a do filme.
Por fim, como eu disse anteriormente, o filme é como um poema triste e belo. Somos apresentados para as irmãs Lisbon e forçados a nos despedir delas. Um filme sobre distanciamento emocional extremamente bem contado e que vale a pena de ser revisto.
E você, o que achou do filme? Deixe nos comentários a sua opinião!
Aaaaaaaaa amei, amei❤
ResponderExcluir❤❤❤
Excluir