Heavenly Creatures intitulado no Brasil como 'Almas Gêmeas' estreiou em 1994, marcando a estreia de Kate Winslet e Melanie Lynskey no cinema. O filme é dirigido por Peter Jackson, que o se tornou mundialmente conhecido pelo longa, Jackson anos mais tarde dirigiria o fenômeno mundial 'O Senhor dos Anéis'.
Esse é um daqueles filmes que não vai ser facilmente esquecido por você, por experiência própria, eu posso afirmar que você vai sentir um mix de angustia, raiva e nó na garganta enquanto assiste, e esses sentimentos aumentam depois que você descobre que o filme é baseado em uma história real de um assassinato brutal cometido por duas adolescentes.
Leia também: Noite Passada em Soho | Curiosidades
Para ter uma base sobre a história, eu vou destacar abaixo a premissa do filme:
''Duas adolescentes constroem uma amizade obsessiva e se revoltam com a interferência dos pais, preocupados com este relacionamento doentio. As duas decidem formar um pacto para eliminar quem tentar separá-las''
A história segue Pauline Parker e Juliet Hulme, respectivamente de 16 e 15 anos, que desenvolvem uma amizade marcada pela dependência emocional. É importante ressaltar que ambas foram vitimas de preconceito, uma vez que foram afastada por medo dos pais das duas desenvolverem uma relação afetiva, que na época era visto como inaceitável. Mas uma vez é importante deixar claro que esses são eventos reais que são retratados no filme.
No longa, nos acompanhamos a composição dos laços entre elas, tendo seu desfecho - o assassinato de Honorah Parker, mãe de Pauline- como cena final. E agora, eu vou contar para você o que não foi contado no filme, o que aconteceu após esse crime.
O assassinato ocorreu em 22 de junho de 1954, e foi muito mais brutal do que o retratado, apenas os primeiros 8 golpes foram retratados no filme, quando na vida real, a mãe de Pauline levou 45 golpes no crânio e no rosto, além de ter sido presa pelo pescoço na maior parte do ataque.
As duas foram levadas a julgamento em agosto do mesmo ano e por serem ambas muito jovens para pegar pena de morte, elas ficaram presas por 5 anos, saindo com a condição de nunca mais se verem ou se comunicarem.Após ser libertada, Pauline Parker mudou de nome e passou a viver em um vilarejo no condado de Kent, na Inglaterra. Já Juliet Hulme, se mudou inicialmente para os Estados Unidos com a mãe, mas até as últimas informações tidas, ela reside na Escócia, onde mudou seu nome para Anne Perry e faz muito sucesso como autora de livros sobre crimes.
Retornando ao filme para finalizar, ele aborda uma atmosfera que é crua e realista, e que ao mesmo tempo consegue ter uma perspectiva infantil das duas, sendo abordado desde o mundo fantasioso das garotas, que é relatado no diário de Pauline indo até a premeditação e realização de um crime.
O ar do filme passa veracidade maior por diversos aspectos que foram muito bem pensados desde a sua produção até a sua execução, posso citar aqui algumas delas como a escolha do elenco, que foi feita com base na semelhança física com as pessoas reais. A localização, o longa todo foi gravado em Christchurch, na Nova Zelândia, onde o caso realmente aconteceu, além de todas as locações serem as originais, desde o café onde Honora Parker foi vista viva pela última vez até o local onde ocorreu o assassinato, no meio de uma floresta.
Você já assistiu ao filme Almas Gêmeas ou sabia que ele era baseado em fatos reais? Deixe nos comentários!






Mds, que medo ahah
ResponderExcluir